Python, uma das melhores linguagens de programação em 2020!

08/04/2021 0 Por claytonsilva007

INTRODUÇÃO

Antes de tudo, gostaria de te informar que Python está entre as 5 linguagens mais utilizadas em 2020. Nesse artigo, você entenderá as origens as linguagem, as razões para sua popularidade e o que ela é capaz de fazer.

No início de nossa carreira, nos preocupamos com qual linguagem de programação aprender. Essa mesma preocupação reaparece quando desejamos enveredar para áreas como Data Science, Machine Learning ou Big Data Analytics. Python é uma linguagem ótima para ambos os casos. A escolha de uma boa linguagem de programação é importante por diversos aspectos, e nós iremos discuti-los aqui.

Primeiramente, é importante destacar que uma boa escolha poderá potencializar as chances de ingresso no mercado de trabalho. Pode, ainda, influenciar na remuneração. Além disso, simplicidade, facilidade e produtividade são importantes para balizarmos nossas decisões. Uma coisa posso te afirmar, Aprender Python será ótimo para sua carreira e irei te explicar os porquês nesse artigo.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Quando ouço falar de Python, a primeira coisa que vem à minha cabeça é um cara tocando flauta para encantar cobras. Mas aí eu te pergunto: Será que o nome da linguagem tem alguma coisa a ver com cobras?

Na verdade, o nome da linguagem vem do gosto que Guido Van Rossum, criador da linguagem, tinha pelo humorista britânico Monty Python. Resumidamente, o cara era fã de primeira hora do citado humorista. Feito esse registro histórico, veremos as razões pelas quais você precisa estudar Python.

SIMPLICIDADE E PRODUTIVIDADE

Embora eu tenha uma paixão pela linguagem Java, por ter trabalhado com ela por mais de 10 anos, a execução de tarefas simples, como por exemplo imprimir um texto, pode ser bastante complicada e pouco produtiva. Nos tempos atuais, precisamos produzir mais com menos linhas de código.

Hello, World! Java
Hello, Word! Python

PYTHON É POP!

Apesar de ser uma linguagem “adulta”, nascida em 1989, o “boom” de popularidade ocorreu em 1995, com o surgimento do Framework web Django. Nesse período, também houve o surgimento do maior arqui-rival do Django, o Framework Rails (Ruby).

Essa rivalidade é tão grande que poderíamos facilmente compará-la a Flamengo x Volta-Redonda. Mas fica a seguinte pergunta: Quem seria o Flamengo? Quem seria o Volta-Redonda? Parafraseando o Doutor Estranho: Tony, você só tem uma chance!  

Pesquisas realizadas pela RedMonk apontam Python como a 2ª linguagem de programação mais popular da atualidade. Nessa mesma pesquisa, JavaScript/TypeScript foi considerada a linguagem mais popular. Lembra do Ruby? Pois é… está na 7ª posição, conforme podemos ver abaixo:

1. JavaScript
2. Python
3. Java
4. PHP
5. C#
6. C++
7. Ruby
7. CSS
9. TypeScript
10. C

Vale dizer que o ranking foi formulado com base em informações extraídas do GitHub e Stack Overflow. Feito esse registro, eu te pergunto… você já está convencido? caso não esteja, vou te apresentar outra pesquisa. A empresa TIOBE fez uma pesquisa que aponta o Python como a linguagem mais popular no ano de 2019.

Se depois de tudo isso você ainda não estiver convencido que estudar python é uma excelente ideia, a FOSSBYTES veiculou uma pesquisa realizada pelo Stack Overflow. Pasmem, Python é a 3ª linguagem de programação mais amada pela comunidade.

E O SALÁRIO?

O salário médio de um Cientista de Dados nos Estados Unidos é cerca de 60 mil Dólares, conforme pesquisa realizada pelo Stack Overflow. Se o dinheiro for uma variável que te motive a estudar, saiba que Python te permitirá trabalhar majestosamente com Ciência de Dados. Veja a tabela de salários completa.

Figura que apresenta as remunerações recebidas pelos profissionais de tecnoligia. Python para Ciência de Dados é uma boa pedida!

VERSATILIDADE

Com Python é possível trabalhar com Programação Web (Django) ou Flask, Big Data e/ou Big Data Analytics, Data Analytics, Data Science, Machine Learning, Web Scraping, automação, segurança … vou parar por aqui porque a lista está ficando extensa.

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA

Parte do sucesso da linguagem Python se deve à capacidade de aglutinar bibliotecas escritas em C, C++ e Fortran. Essas bibliotecas são utilizadas para cálculos de Álgebra Linear, Integrais, Transformadas de Fourier e outros cálculos dessa natureza. 

Com isso, nos casos em que o tempo do desenvolvedor for mais valioso que o tempo de processamento, é melhor utilizar python para aglutinar código e não reinventar a roda, ou seja, re-implementar bibliotecas escritas em C, C++ ou Fortran.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim, gostaria de reforçar que Python é uma excelente linguagem, tanto para os não iniciados quanto para aqueles que desejam “mudar de ares”. Continue conosco e aprenda mais sobre essa linguagem de programação fantástica, Data Science e Machine Learning. No próximo post, eu te falarei porque não estudar Python. Você acredita nisso?!